sábado, 4 de junho de 2022

Salmos 1: Os Justos e os ímpios. Estudo

1- Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

2- Antes, o seu prazer está na lei do Senhor , e na sua lei medita de dia e de noite.
3- Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem-sucedido.
4- Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa.
5- Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos.
6-Pois o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.


O salmo 1 é classificado como um salmos Sapiencial didático; Alguns estudiosos afirmam que Davi foi quem escreveu este salmo mas a verdade e que não se sabe o certo quem é o autor, sendo assim vamos tratar o autor  de o Salmista.

Esse salmo revela um contraste entre a atitude do justo e a do ímpio para com a lei de Deus; O justo ama a lei de Deus enquanto o ímpio odeia ou seja não a observa.

Quando se fala justo nesse texto não se afirma que é uma pessoas perfeita aqui o texto fala de uma pessoa que foi justificada  por Cristo.

Pois em Romanos 3.10 diz: Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.

Só se é justo quando se tem a vida transformada por Cristo.

Esse salmos está dividido em duas partes:

A primeira parte vai do verso1 ao 3. E nessa parte é apresentada a vida do justo que logo no versículo 1 é chamado de Bem aventurado que significa feliz , ditoso mais que feliz.

 Apresenta uma vida de obediência e amor a lei de Deus que faz com que esse justo ande de forma correta e abençoada na presença de Deus.

Mesmo em meio as lutas e dificuldades que a vida pode trazer ele é bem sucedido em tudo que faz pois não se abate com tais lutas pois confia no senhor e medita em todo tempo na lei do Senhor.

A segunda parte vai dos verso 4 ao 6. Aqui o salmista descreve a instabilidade da vida do ímpio que é comparado a palha que é levado pelo vento.

Nessa parte também é descrito seu destino final .

Dito isso esse Salmo deixa bem claro que existe dois tipos de pessoas no mundo os justos e os ímpios.

 Em que categoria você se enquadra?

Para responder essa pergunta preciso fazer outras perguntas que foram extraídas do Salmo 1.

1- Quem te aconselha? ou quem tem te influenciado?

Em uma época que muitos tem influenciado de varias formas as pessoas; Seja nas redes sociais ou em nosso dia a dia a verdade e que que muitos tem se deixado influenciar.

o Justo do verso 1 ele não ouve o conselho dos ímpios e nem se assenta para escarnecer dos outros; E você tem se deixado influenciar por ensinamentos que não são baseados na Bíblia? 

vamos para a próxima pergunta?

2- O que tem te dado prazer?

O justo do texto que lemos ama a lei do Senhor ; Ele ama tanto que medita nela dia e noite o prazer dele esta na lei do Senhor.

Aqui somos incentivados a viver uma vida pautada na palavra de Deus meditando e refletindo e aplicando as palavras da Bíblia em nossa vida, pois fazendo isso teremos forças para enfrentar as dificuldades que a vida pode trazer.

3- Quais frutos temos produzido?

No verso 3 o Justo e comparado a uma árvore plantada junto a corrente de aguas, que no tempo certo da frutos e cuja folhagem não murcha.

Precisamos ser como essa árvore que da bons frutos e no tempo certo.

a vida com Jesus é como uma árvore que cresce, amadurece e da frutos.

sabendo responder essas perguntas certamente você saberá responder a primeira pergunta.

Que Deus te abençoe e que sua vida seja como a do homem Bem aventurado.

L.B. Almeida


vou compartilhar um texto do Rev. Hernandes Dias Lopes e que foi tirado do livro Gotas de consolo para a alma 


O autor sagrado faz um profundo contraste entre o ímpio e o justo. Enquanto o ímpio é como uma palha que o vento dispersa, o justo é como uma árvore plantada junto à fonte. Enquanto o ímpio está seco espiritualmente, o justo tem verdor mesmo nos tempos de sequidão. Enquanto o ímpio não tem frutos que agradam a Deus, o justo produz frutos na estação certa. Enquanto o ímpio não tem estabilidade e é jogado de um lado para o outro pelo vendaval, o justo tem suas raízes firmadas no solo da fidelidade de Deus. Enquanto o ímpio tem suas obras reprovadas por Deus, o justo tem sucesso em tudo quanto faz. Enquanto o ímpio busca a roda dos escarnecedores, o justo se deleita na lei do Senhor. Enquanto o ímpio não terá assento na assembleia do santos nem prevalecerá no juízo, o justo será conduzido por Deus na história e recebido na glória. Enquanto o caminho do ímpio perecerá, o caminho do justo é conhecido por Deus. É tempo de você refletir sobre sua vida. Quem é você? Onde está o seu prazer? Onde está o seu tesouro? Em qual dessas duas molduras você pode colocar sua fotografia? Lembre-se: o ímpio pode parecer feliz, mas seu fim é trágico. Mas, o justo, mesmo passando por provas na vida, é bem-aventurado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe

Confiando Plenamente em Deus: Uma Jornada Além da Nossa Inteligência

 A importância de confiarmos em Deus, mesmo quando nossa própria inteligência parece ser a única resposta. "Confia no SENHOR de todo o ...