quinta-feira, 16 de junho de 2022

Estudos na Confissão de Fé de Westminster- Breve catecismo

 


Você gosta de ler e estudar a sã doutrina e a teologia Reformada? Então estes estudos são para você. Podem ser usados em leituras pessoais, em grupos ou classes de Escola Dominical.

Introdução

A Bíblia, também chamada Escrituras Sagradas e Palavra de Deus, contém história, profecia, poesia, mandamentos e doutrinas, tudo o que necessitamos crer a respeito de Deus e tudo o que Deus requer de nós. Este curso é sobre as Doutrinas da Bíblia.

Os cristãos do primeiro século “perseveravam na doutrina dos apóstolos…” (At 2.42). Eles se reuniam regularmente para estudar as doutrinas da Bíblia, de Deus, de Cristo, dos cristãos. Posteriormente, falsos mestres ensinariam falsas doutrinas, modismos doutrinários. Mas Deus, em cada época, proveu a igreja de apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres, para a instrução e edificação espiritual dos crentes para que não se deixassem levar ao redor “por todo vento de doutrina” (Ver Ef 4.11.15).

O apóstolo Paulo recomendou ao jovem pastor Timóteo:

“Prega a Palavra… corrige… exorta com toda longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar- se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças… e se recusarão a dar ouvidos à verdade…” (II Tm 4.2-4).

Hoje, mais do que nunca, há falsos mestres e falsas doutrinas. No Brasil, predomina o sincretismo religioso (mistura de religiões cristãs e pagãs). Há desvios doutrinários muito sérios nas igrejas cristãs.

Entre os evangélicos também. Daí a importância deste curso.

  • Precisamos conhecer as Doutrinas da Bíblia!
  • Precisamos crer nas Doutrinas da Bíblia!
  • Precisamos vivenciar as Doutrinas da Bíblia!
  • Precisamos pregar as Doutrinas da Bíblia!

A    Assembleia de Westminster.

No transcorrer dos séculos, a Igreja Cristã desviou-se das Doutrinas Bíblicas vezes sem conta. Surgiram inúmeras heresias. A chamada Reforma, iniciada por Martinho Lutero em 1517, na Alemanha, foi um retorno às Escrituras, às Doutrinas da Bíblia. Posteriormente, houve necessidade de sistematizar essas doutrinas, que passaram a ser ensinadas nas Igrejas Reformadas.

Foi o que fez a famosa Assembleia de Westminster, realizada nas dependências da Abadia de Westminster, em Londres, Inglaterra, de julho de 1643 a fevereiro de 1649. O Concílio foi convocado pelo Parlamento Britânico e foi presidido pela Igreja Escocesa. Contou com a presença de 120 ministros, 30 assessores leigos, e 5 delegados especiais da Igreja da Escócia. Os conciliares produziram três importantes documentos:

  • A Confissão de Fé
  • O Catecismo Maior
  • O Breve Catecismo.

Os Catecismos são a Confissão de Fé em forma de perguntas e respostas. O Maior serve de texto para sermões, conferências etc.; o Breve facilita o ensino das doutrinas bíblicas em salas de aula, reuniões de família e às crianças.

A Igreja Presbiteriana do Brasil, reunida nacionalmente pela primeira vez em 1888, adotou, a exemplo de suas irmãs da Inglaterra e dos Estados Unidos, a Confissão de Fé e os Catecismos de Westminster. São os nossos símbolos de fé. Os Presbitérios, quando ordenam pastores, perguntam aos mesmos, entre outras coisas, se aceitam estes Símbolos de Fé como expressão da doutrina Reformada e Presbiteriana. Quando ordenam presbíteros e diáconos, os pastores lhes fazem a mesma pergunta. Todavia, o que é bíblico é bíblico e é crido e aceito pelas outras denominações cristãs evangélicas, com exceção de algumas poucas doutrinas, acerca das quais há divergência de interpretação.

Nosso curso

Neste curso, vamos estudar as principais Doutrinas da Bíblia, seguindo as perguntas do Breve Catecismo. Naturalmente, a Bíblia, a Confissão de Fé e vários compêndios de doutrina e teologia foram consultados.

Nossos objetivos são:

  • Conhecer as Doutrinas da Bíblia.
  • Crer nas Doutrinas da Bíblia.
  • Vivenciar as Doutrinas da Bíblia.
  • Pregar as Doutrinas da Bíblia.

O Breve Catecismo contém 107 perguntas e respostas, abrangendo todas as principais Doutrinas da Bíblia. Não podemos estudar todas estas doutrinas num curso de apenas 13 lições. Nós o faremos por módulos. Neste, vamos estudar as doutrinas referidas nas primeiras 22 perguntas e repostas do Breve Catecismo. Como segue:

Para visualizar e baixar as lições, basta clicar em cada uma delas.


Introdução –  Do Estudo 
Estudo 01 – Para que existimos? (Pergunta 1)
Estudo 02 – Nossa regra de fé e prática (Pergunta 2)
Estudo 03 – A natureza de Deus (Perguntas 3 e 4)
Estudo 04 – Um Deus… Três Pessoas (Perguntas 5 e 6)
Estudo 05 – Os Decretos de Deus (Perguntas 7 e 8)
Estudo 06 – A Criação do mundo e do homem (Perguntas 8, 9 e 10)
Estudo 07 – A Providência de Deus (Perguntas 11)
Estudo 08 – O Pacto das Obras (Perguntas12). leitura suplementar.
Estudo 09 – O primeiro pecado e sua extensão (Perguntas 13 a 18)
Estudo 10 – As consequências do pecado (Pergunta 19)
Estudo 11 – A eleição (Pergunta 20). E leitura suplementar.
Estudo 12 – O Pacto da Graça (Pergunta 20)
Estudo 13 – O Redentor dos escolhidos (Perguntas 21 e 22)

Se você for ministrar estes estudos a um grupo ou uma classe, ou se for paricipar de um, como aluno, o comparecimento a todas as aulas, com a Bíblia e estas lições nas mãos é imprescindível para o melhor aproveitamento do curso. Mais importante ainda é a oração e a dependência do Espírito que nos “guiará a toda a verdade”. Bom proveito.


fonte:  http://eberlenzcesar.blog.br/2020/09/06/doutrinas-da-biblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe

Confiando Plenamente em Deus: Uma Jornada Além da Nossa Inteligência

 A importância de confiarmos em Deus, mesmo quando nossa própria inteligência parece ser a única resposta. "Confia no SENHOR de todo o ...