domingo, 9 de outubro de 2022

Não se canse para ficar rico - Provérbios 23: 4, 5 - Comentado

 Não te fatigues para seres rico; não apliques nisso a tua inteligência.
Porventura, fitarás os olhos naquilo que não é nada? Pois, certamente, a riqueza fará para si asas, como a águia que voa pelos céus.

Provérbios 23:4,5

 

Salomão aqui não está proibindo o trabalho, nem um cuidado preveniente; Pois sabemos que o trabalho é bênção na vida de quem o exerce, e do trabalho que se sustenta a família, se adquire bens que facilitam a nossa vida aqui na terra, não devemos trabalhar errado.


Trabalhando de forma errada.

O que ele nos chama atenção aqui é para o trabalho em excesso que prejudica a saúde a ponto de perdê-la;

 
Certa vez, perguntaram a Dalai Lama: “O que mais te surpreende na humanidade?”. E ele respondeu: “Os homens me surpreendem... Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde.

 

É disso que Salomão está falando de escolhas erradas, existem muitas pessoas que desejam adquirir fortuna, e não medem esforços para conquista-las, trabalham duro economizam , trabalham em excesso sem medir esforços e acabam perdendo saúde, família amigos e muitas outras coisas importantes e depois que a idade chega descobrem que ganharam dinheiro mas perderam o que realmente importava, e as riquezas não podem recuperar saúde nem o tempo perdido.

 

Porventura fixarás os teus olhos naquilo que não é nada? porque certamente criará asas e voará ao céu como a águia. Provérbios 23:5

As riquezas financeiras  aqui  é tratada como algo que não é nada, pois é muito fácil de se perder,  como o versículo afirma que certamente criará asas e voará para onde os olhos não podem ver.

Esse provérbios nos chama a refletir sobre o que realmente é importante e o que vale apena se esforçar e se dedicar, o livro de 1 Timóteo nos ajuda a entender como as riquezas são perigosas veja o que ele escreve:


Mas é grande ganho a piedade com contentamento.
Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele.
Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.
Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.
Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.
Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas.
1 Timóteo 6:6-12


A palavra de Deus não proíbe você de ser rico , mas proíbe o amor ao dinheiro e o exagero do trabalho e métodos para enriquecer e nos incentiva a se gratos pelas bênçãos que o senhor nos dá .

Não ponha sua confiança no dinheiro confie nos Senhor pois a palavra de Deus  nos diz:

 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Mateus 6:33

 

Jesus hoje te chama para uma vida na presença dele, mesmo que você não tenha bens de grande valor, o maior bem que o homem pode ganhar pela Graça de Deus é a Salvação em Cristo Jesus.

Que Deus abençoe sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe

Confiando Plenamente em Deus: Uma Jornada Além da Nossa Inteligência

 A importância de confiarmos em Deus, mesmo quando nossa própria inteligência parece ser a única resposta. "Confia no SENHOR de todo o ...