terça-feira, 6 de dezembro de 2022

 O SIGNIFICADO DO NATAL

A festa cristã do Natal é a festa em que se comemora o aniversário de Jesus Cristo. A maneira ou a forma de se comemorar o Natal dependerá sempre do significado e da importância que Jesus, o aniversariante, tem para aquele que comemora. Por exemplo, para os comerciantes, Natal significa maiores vendas, tempo de faturar mais.


 Mas, qual o significado bíblico do Natal?


Primeiro, Natal significa oportunidade de Salvação.


“Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque Ele salvará o seu povo dos pecados deles” (Mateus 1.21). Natal é festa espiritual. É a comemoração do nascimento do Salvador. Precisamos relacionar o signo com o significado. “Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal” (1 Timóteo 1.5).


Segundo, Natal significa o cumprimento da Palavra de Deus.


“Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta” (Mateus 1.22). O Natal concretiza a promessa de Deus, feita aos crentes do passado: “Vindo porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a Lei” (Gálatas 4.4).


Terceiro, Natal é tempo de adoração.


No primeiro Natal, os magos orientais que visitaram a Jesus praticaram atos de adoração: “Prostrando-se, o adoraram: e abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra” (Mateus 2.1). Natal é tempo de dar presentes. Aproveite esse Natal e ofereça a Jesus um grande presente. Dê a sua vida a Jesus num ato de entrega e adoração. “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele, e o mais Ele fará” (Salmos 34.5).


Finalmente, Natal significa desafio de consagração a Deus.

No Natal sempre somos desafiados por Deus a encarnar, no nosso viver diário, Jesus Cristo. Eis a resposta de Maria ao desafio de Deus: “Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a Tua palavra” (Lucas 1.38). Como servos de Deus, precisamos colocar a nossa vida à sua disposição.
 

Rev. Arival Dias Casimiro

https://www.ippinheiros.org.br/pastorais/o-significado-do-natal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe

Confiando Plenamente em Deus: Uma Jornada Além da Nossa Inteligência

 A importância de confiarmos em Deus, mesmo quando nossa própria inteligência parece ser a única resposta. "Confia no SENHOR de todo o ...