sábado, 15 de março de 2025

VERDADES E MITOS SOBRE A PÁSCOA

 

                                 

Nesta época do ano celebra-se a Páscoa em toda a cristandade, ocasião que só perde em popularidade para o Natal. Apesar disso, há muitas concepções errôneas e equivocadas sobre a data.

A Páscoa é uma festa judaica. Seu nome, “páscoa”, vem da palavra hebraica pessach, que significa “passar por cima”, uma referência ao episódio da Décima Praga narrado no Antigo Testamento, quando o anjo da morte “passou por cima” das casas dos judeus no Egito e não entrou em nenhuma delas para matar os primogênitos. A razão foi que os israelitas haviam sacrificado um cordeiro, por ordem de Moisés, e aspergido o sangue dele nos umbrais e soleiras das portas. Ao ver o sangue, o anjo da morte “passou” aquela casa. Naquela mesma noite, os judeus saíram livres do Egito, após mais de 400 anos de escravidão. Moisés, então, instituiu a festa da “páscoa” como memorial do evento. Nesta festa, que tornou-se a mais importante festa anual dos judeus, sacrificava-se um cordeiro que era comido com ervas amargas e pães sem fermento.

         Jesus Cristo foi traído, preso e morto durante a                         celebração  de uma delas em Jerusalém. 

         Sua ressurreição ocorreu no  domingo de manhã cedo,             após o sábado pascoal.

Como sua morte quase que certamente aconteceu na sexta-feira (há quem defenda a quarta feira), a “sexta da paixão” entrou no calendário litúrgico cristão durante a idade média como dia santo.

Na quinta-feira à noite, antes de ser traído, enquanto Jesus, como todos os demais judeus, comia o cordeiro pascoal com seus discípulos em Jerusalém, determinou que os discípulos passassem a comer, não mais a páscoa, mas a comer pão e tomar vinho em memória dele. Estes elementos simbolizavam seu corpo e seu sangue – que seriam dados pelos pecados de muitos – uma referência antecipada à sua morte na cruz.

Portanto, cristãos não celebram a páscoa, que é uma festa judaica. Para nós, é símbolo do sacrifício de Jesus, o cordeiro de Deus, cujo sangue impede que o anjo da morte nos destrua eternamente. Os cristãos comem pão e bebem vinho em memória de Cristo, e isto não somente nesta época do ano, mas durante o ano todo.

A Páscoa também não é dia santo para nós. Para os cristãos há apenas um dia que poderia ser chamado de santo: o domingo, pois foi num domingo que Jesus ressuscitou de entre os mortos. O foco dos eventos acontecidos com Jesus durante a semana da Páscoa em Jerusalém é sua ressurreição no domingo de manhã. Se ele não tivesse ressuscitado, sua morte teria sido em vão. Seu resgate de entre os mortos comprova que Ele era o Filho de Deus e que sua morte tem poder para perdoar os pecados dos que nele creem.

Por fim, coelhos, ovos e outros apetrechos populares foram acrescentados ao evento da Páscoa pela crendice e superstição populares. Nada tem a ver com o significado da Páscoa judaica e nem da ceia do Senhor celebrada pelos cristãos.

Em termos práticos, os cristãos podem tomar as seguintes atitudes para com as celebrações da Páscoa tão populares em nosso país:

(1) rejeitá-las completamente, por causa dos erros, equívocos, superstições e

mercantilismo que contaminaram a ocasião;

(2) aceitá-las normalmente como parte da cultura
brasileira;

(3) usar a ocasião para redimir o verdadeiro sentido da Páscoa.

Eu opto por esta última.

Autor: Augustus Nicodemus Lopes

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

O anseio da alma por Deus.

 


'' A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante Deus ?'' Salmo 42.2

A água é absolutamente necessária para a nossa sobrevivência. Não há vida sem água. Poderíamos ter a melhor terra, a melhor tecnologia e os melhores insumos, mas sem água a semente morre no ventre da terra. O mesmo acontece no mundo animal. Sem água todos nós pereceríamos. O salmista contempla a corça correndo arquejante em busca de água, quando avista ao longe as fontes que jorram. Não suporta mais a sede implacável. Então, chega e bebe a largos goles e renova, assim, as suas forças.

 O escritor sagrado comtempla esse quadro comovente, lembra -se de Deus e exclama: ''Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim por ti, ó Deus, suspira aminha alma'' (Salmo 42.1).

E nesse contexto que ele diz: ''A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo...''. Oh, a maior necessidade da nossa vida  não é de coisas, mas de Deus ! O maior anseio da nossa alma não e dos prazeres deste mundo, mas de Deus ! Só Deus satisfaz a nossa alma e preenche o vazio do nosso coração. Só Deus mata essa sede dura que nos atinge. Só Deus aplaca esse anseio da alma.

 Nenhuma fonte pode nos dessedentar. Nenhum prazer pode nos satisfazer. Só em Deus nossa alma descansa segura. Só em Deus nosso coração se aquieta . Só Deus é a fonte da vida e só nele encontramos plenitude de vida e de paz.

Rev. Hernandes Dias Lopes.

fonte: https://cadadia.org.br/site

terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Venha a mim com sua ansiedade


A vida moderna é marcada pela correria e pela preocupação, gerando ansiedade quanto ao futuro. Deus nos convida em confiar em seu amor e colocar nossas vidas em seus cuidados


-Por isso eu digo a vocês: não se preocupem com a comida e com a bebida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para se vestir. Afinal,sera que a vida não é mais importante do que a comida? E será que o corpo não e mais importate que as roupas?

Vejam os passarinhos que voam no céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial os alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que eles?

Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?

"Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem

Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles.

Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?

Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? ’

Pois os gentios é que correm atrás dessas coisas, mas o Pai celestial de vocês sabe que precisam delas.

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.

Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Bastam a cada dia os seus próprios problemas.

Mateus 6. 25-34


Ponha sua vida nas mãos do Senhor, confie nele, e ele o ajudará. (Salmos 37.5)

Compartilhe

VERDADES E MITOS SOBRE A PÁSCOA

                                    Nesta época do ano celebra-se a Páscoa em toda a cristandade, ocasião que só perde em popularidade para ...